sábado, 20 de outubro de 2007

José Walter Bautista Vidal


Doutor em Física pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e engenheiro civil pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor aposentado do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB). Em 1969, foi nomeado o primeiro secretário de Ciência e Tecnologia no país, na Bahia. Assumiu por três vezes a Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio, nos governos de Ernesto Geisel e José Sarney. Criou o Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool) na década de 1970.
Ocupou ainda cargos de comando junto a organismos de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico. Foi presidente da Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Coordenação de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), do Fundo Nacional de Tecnologia (FUNAT), do Fundo Nacional de Metrologia (FUMET), e da Fundação de Tecnologia Industrial (FTI). Vidal fundou cerca de cerca 30 instituições de pesquisa e desenvolvimento e criou o Curso de Especialização em Geofísica da Universidade Federal da Bahia. Autor de mais de 12 livros, recebeu o prêmio Casa Grande e Senzala de Interpretação da Cultura Brasileira em 1987 pelo livro De Estado Servil a Nação Soberana.
fonte: secom/UnB

2 comentários:

Sarah Nóbrega disse...

Para que quiser se aprofundar no assunto:
Os cinco livros do professor Bautista Vidal que compõem um painel dos problemas brasileiros e suas soluções foram escritos entre 1986 e 1998. São eles: De Estado Servil a Nação Soberana – Civilização Solidária dos Trópicos (1987); Soberania e Dignidade, Raízes da Sobrevivência (1992); O Esfacelamento da Nação (1994); A Reconquista do Brasil (1997); Poder dos Trópicos (1998, em co-autoria com Gilberto Felisberto Vasconcellos). Os três primeiros foram publicados pela Editora Vozes, de Petrópolis, o quarto pela Editora Espaço e Tempo, do Rio de Janeiro, e o quinto pela Editora Casa Amarela, de São Paulo.

argenta disse...

Seu trabalho é ótimo, gostaria de saber se voçê poderia me enviar alguns de seus projetos pois estou realizando um trablho de química e escolhi falar sobre seu trabalho
meu email é feli_69argenta@hotmail.com
agradeço muito se puder me ajudar